quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Synaptic


Interface gráfica para o importante APT, o Synaptic auxilia em uma das tarefas que mais assusta usuários iniciantes Linux: instalação, remoção e atualização de pacotes. Este software foi desenvolvido para distribuições que suportam pacotes .DEB, mas também pode ser usado em distribuições com pacotes .RPM.

Encontre o que você procura

Com o Synaptic o usuário pode visualizar pacotes por tipo, estado, origem, resultados de busca e filtros, que podem ser criados e editados pelo usuário. Para cada tela visualização, os pacotes podem ser ordenados por nome, versão, estado, entre outros dados.

Apresentando ferramenta de pesquisa rápida, o Synaptic possui opções de busca por nome de pacote, descrição, versão, dependências, entre outros dados. A interface do programa ainda possibilita a visualização de informações e propriedades de cada pacote, suportando download da documentação completa através da internet.

Com o auxilio do APT, cumpra dependências com facilidade.Facilidades

Possuindo detecção de conflitos e dependências, Synaptic facilita o processo de instalação e atualização de pacotes. Outra vantagem é a ferramenta de geração de scripts de pacotes baixados, que auxilia na instalação de uma grande quantidade de pacotes em mais de um computador.

O programa ainda apresenta ferramenta de correção de pacotes danificados, gerenciador de repositórios, gerador de histórico e remoção completa de pacotes, opção esta que remove também arquivos de configurações.

Instalação

A instalação deste aplicativo em distribuições que suportam pacotes .DEB e possuem o instalador de pacotes GDebi é muito simples. Basta dar um duplo-clique no pacote e a instalação começa. O programa também possui um pacote para distribuições que suportam o formato .RPM. Para as demais distribuições é necessário compilar o código-fonte.

Caso alguma dependência seja pedida durante a instalação e você possua o programa APT, instale as dependências necessárias com o comando:


←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário